Google+ Estórias Do Mundo: Não Faça Isto No Primeiro Encontro (Comigo)

domingo, 26 de abril de 2015

Não Faça Isto No Primeiro Encontro (Comigo)

, em Natal - RN, Brasil
Enquanto isso, dentro da minha cabeça.

Eu pensei em escrever este texto como um conselho para todos, mas imediatamente eu pensei "quem sou eu para este papel?". Aconselhar alguém sobre como proceder em primeiros encontros? Como se eu estivesse na posição de grande conhecedor da matéria. Como se eu possuísse inúmeras experiências positivas e maravilhosas que resultaram em segundos encontros. Mas, por outro lado, quem teve mais primeiros encontros do que eu por aqui? Desafio qualquer um. Eles não deram certo, em sua maioria, é verdade!, mas por causa disso eu não extraí nenhuma experiência? Foi então que tive esta brilhante ideia: falar do que fizeram comigo (ou o que eu fiz) que nem eu suportei, logo eu que tenho uma notória paciência e dou mil chances para todo cara. Em outras palavras, aquilo que nem eu que aceito tudo, topei.

1) Sobre atrasos.

Atrasar para qualquer coisa não é legal, mas ninguém está livre de cometer esta gafe num primeiro encontro. E, se acontecer, peça milhares de desculpas. Simplesmente estar presente, ter finalmente chegado, não é o bastante para que sua companhia o perdoe. Você não é especial deste jeito!
Eu conto um causo neste momento? Conto! Era uma vez, no reino distante de Bambuluá, eu saí com um garoto, 21 anos, inteligente, não muito bonito, papo politizado e militante, era um cara interessante, cara de estudante de ciências sociais fã de Che Guevara. Era nosso primeiro encontro e ele chegou 1 hora atrasado (eu disse que aguento muita coisa, não disse?). Ele chegou no exato momento que eu havia me levantado para ir embora, e eu decidi me sentar para conversar com ele mesmo assim. Eu esperava um pedido de desculpas, uma história envolvendo abdução ou sequestro relâmpago, mas depois de um pedido de desculpas vazio, porque ele não se importava em nada de ter me feito esperar sessenta minutos (na cabela dele devia ser alguma convenção burguesa usar relógios, vai ver), mas queria sair dali para me comer na minha casa. Eu, obviamente, disse-lhe um sonoro não. 
Então, seja quinze minutos ou meia hora (e neste caso ligue para falar com a pessoa já adiantando seu pedido) ao chegar peça grandiosas desculpas. Ninguém é tão especial que sua simples presença fará o outro esquecer o tempo que ficou ali te esperando e de sua falta de consideração com ela neste tempo. Se for atrasar uma hora, nem vá, desmarque!, e ninguém espere mais que trinta minutos (só idiotas desesperados fazem isso) e só espere este tempo se houver uma ligação explicando o que aconteceu, se foi apenas uma mensagem depois de 15 minutos de atraso, vá embora!

2) Sobre celulares.

De fato, é chato estar com alguém em uma mesa que dá mais atenção às mensagens que recebe no celular do que a você. E é errado, ora! Estabeleça uma prioridade relacionada a proximidade física das pessoas que você fala, quem está conversando com você mais perto tem sempre prioridade em relação a quem está a quilômetros de distância (não, isso não é uma dica para o Grindr). É cortez, polido, chique. Combinado isso?
Mas, ao mesmo tempo, é seu primeiro encontro com o rapaz lindo, fofo, gostoso e inteligente que você conheceu sabe-se lá como. Você não sabe ainda nada sobre a família, os amigos ou o trabalho dele para se irritar se durante a conversa/jantar/copos de cerveja ele sacar o celular porque o Whatsapp chamou ou mesmo responder uma mensagem. E se for algo importante? 
Meu causo? Uma vez, no reino encantado de Bambuluá, eu e ele sentamos na mesa juntos e assim que sentei recebi uma mensagem no Whatsapp, eu, num reflexo, saco o celular para ver quem era e se era algo importante. Ele segurou meu braço e pediu, de forma enérgica, mas fingindo doçura que eu desligasse o telefone. Eu só pensei ali: "Gente do céu, quem é você para pedir que eu desligue meu celular?". Ele tentou explicar-se, dizendo que era chato e que considerava uma falta de educação, mas era tarde demais porque eu só ouvia a ordem que ele me deu. 
Eu obedeci, mas aquilo colocou um filtro sobre todo o nosso encontro. Ele era autoritário. E as ações, as histórias, o chocolate que ele me deu (e cobrou três vezes que eu comesse enquanto estávamos na mesa) só eram lidos sob este viés. Este é o risco de cometer um erro durante este primeiro contato, porque a primeira impressão é a que fica, ela coloca uma lente sobre você que limita a forma e aquilo que outro verá.


Só digo uma coisa, se nem eu que topo tudo porque sempre acho que talvez a próxima pessoa vá gostar de mim suporto isso, imagina os caras que você sai que tem outras opções. 


18 comentários:

  1. Hmmm...
    Eu sou tipo mega pontual, do género de chegar lá 20 minutos antes da hora, daí é natural que atrasos me irritem bastante né?
    Não faço drama e sempre espero pela pessoa, mas fico puto da vida se me fizerem esperar muito tempo. Porque é um pouco falta de consideraçao a não ser que haja algum tipo de imprevisto inevitavel. senão o mais lógico é marcar com alguém quando pode e não tipo "ah fica pras 5" aparecer ás 6 e 15 e dizer "distraí me com as horas, desculpa". Quanto a mexer no celular constantemente num encontro é apenas grosseira falta de educação.
    Se eu tou me deslocando pra ir estar com fulano, quero que ele olhe pra mim enquanto a gente fala e não me descarte pra ver o email, ou whatsapp ou até - como já me aconteceu na maior cara de pauzice - o grindr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. er... chegar 20 minutos antes, Miguel, não é ser pontual, é chegar antes, e é tão falta de educação chegar antes quanto chegar depois porque vc obriga a pessoa a chegar antes do horário marcado porque você já está lá. Eu também costumo chegar pelo menos 15 minutos antes, mas até ser o horário que eu marquei com a pessoa, eu nem aviso que já cheguei para não deixar a pessoa apressada.
      Claro, eu concordo, que vc quer a pessoa conversando com vc, mas um segundo que ele responde algo no Whtasapp, uma mensagem, não bater um papo, vc considera um problema?

      Excluir
    2. ... calma eu hein, eu tou só dizendo que chego antes da hora, não que aviso que cheguei antes nem que cobre, isso já seria roçar o desespero - e a incoerência, pq ninguém me obriga a ir antes da hora.
      Só que sou pontual, então detesto ficar esperando, pq se eu tenho a consideração de ir antes da hora, os outros podiam ter no minimo a consideração de não se atrasar... faz algum sentido não acha?
      Quanto aos telefones, se quer ver uma mensagem vê. Agora tar falando comigo e falando com o primo do outro estado que se lembrou de mandar mensagens justo na hora do nosso encontro, quando já sabia que ia estar comigo, aí eu não gosto, mas estou falando de mim pessoalmente, me incomoda e acho falta de interesse e se há coisa que venho aprendendo é q se um cara não tem interesse suficiente para falar contigo 20 minutos cara a cara sem se aborrecer e fugir pras redes sociais- que estão literalmente disponíveis 24/7 - , não vai dar certo.

      Excluir
    3. Sim, concordo que a pessoa deve ser pontual, demonstra interesse. E tb não acho que a pessoa deve ficar conversando com outra pessoa no celular enquanto está com outro, mas responder algo rápido eu sinceramente não acho problema.

      Excluir
  2. Foxx, agora um causo referente a celular: Outro dia, no metrô, vi um carinha que eu tinha como "amigo" no Face, e seguia no Instagram. Achava bonito, simpatico, já tínhamos conversado antes e eu já tinha tentado anteriormente sair com ele, pra gente se conhecer e tal, mas o dito nunca tinha tempo.
    Pois bem, o encontrei no vagão do metrô, abordei, Dei bom dia, perguntei como estava, ele me olhou dos pés a cabeça e disse que não me conhecia. Depois reconheceu: "Oi, tudo bem e você? Desculpa, logo de cara não reconheci." Sentamos no mesmo banco e aí veio a parte chata. Ele enfiou a cara no celular, e ficou no Whats App o tempo inteiro. Eu puxando conversa, ele respondia mas nem olhava na minha cara. A situação ficou tão chata, que umas duas estações depois da inicial, eu me calei. Ele também. Pus meus fones de ouvido, e quando chegou na primeira estação que eu poderia dar uma desculpa, eu desci. E esperei o próximo metrô e segui minha viagem sozinho. Resultado: exclui do Face e do Insta. Se a pessoalmente não sabe ser educado, não me serve como contato de facebook, instagram, tampouco como contato de vida. rs. Desculpe o logo comentário - relato. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, foi realmente estranho, e eu entendo sua reação, mas pode ser que ele seja somente tímido, sabe? ele ter se enfiado no whatsapp pq não sabia como puxar assunto com vc?

      Excluir
  3. Acho uma tremenda deselegância tudo isto ... mas sua reflexão foi muito boa ...

    ResponderExcluir
  4. Pontualidade é um sinal inequivoco de educação e respeito ao proximo... ninguem esa imune de um atraso, de uma fatalidade, avisar que vai atrasar e pedir desculpas é fundamental! espero que muita gente leia este seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo pq as pessoas não pedem desculpas... mesmo!

      Excluir
  5. Fiquei curioso sobre outras coisa que te incomodam no primeiro encontro.
    Não tenho muita experiência com primeiros encontros, por isso não passei por nenhuma dessas situações, mas já teve outras coisas que me incomodaram... como forçar intimidade que não existe ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisas te deixaram curioso?
      Como assim forçar intimidade?

      Excluir
  6. Gostei desse seu post! Galera tá precisando de uma boa dose de bom senso...

    ResponderExcluir
  7. Olha, pra mim o atraso é quase um pecado capital! Quer dizer, se o fulano avisa (antes da hora marcada, que se frise bem!), com um bom motivo, além de elegante, demonstra o interesse da pessoa por você, pelo encontro. Que eu me lembre, jamais cheguei atrasado em qualquer encontro, mesmo os mais corriqueiros. Acho que o meu nível de tolerância gira em torno de 5 minutos... sou muito metódico? (rs) Em relação à presença do celular, não entendi bem o seu “causo”. Acho que a atitude do fulano é que te incomodou, não o celular em si. Para mim é um pouco menos grave. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 minutos não é ser metódico, é ser sem paciência. Kkkkkk
      E sim o que me incomodou foi a reação do fulano.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Mas isso te faria desistir de alguém, Super?

      Excluir
  9. Sobre atrasos, prefiro esperar do que estejam à minha espera.
    E ver msg nos celulares pode ser uma tremenda falta de respeito, mas cada um sabe de si e ao que dá valor.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway